Fotos

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Baixa visão: desvelando conceitos



"Uma pessoa com Baixa Visão é aquela que possui um comprometimento de seu funcionamento visual, mesmo após tratamento e/ou correção de erros refracionais comuns e tem uma acuidade visual inferior a 20/60 (6/18, 0.3) até percepção de luz ou campo visual inferior a 10 graus do seu ponto de fixação mas que utiliza ou é potencialmente capaz de utilizar a visão para planejamento e execução de uma tarefa".  segundo a Dra. Daena Nascimento Barros Leal, baixa visão também pode ser chamado de ambliopia, visão subnormal ou visão residual, é um pouco complexa em virtude da diversidade ou intensidade de comprometimentos visuais (SÁ, 2007).
Baixa visão é entendido também como o grau de aptidão do olho que tem a capacidade des descrever formas e cores do ambiente e dos objetos.
Esses comprometimentos visuais podem ser descritos desde uma simples precepção de luz até a redução da acuidade e do campo visual.

Vamos agora conhecer o que seja acuidade visual e campo visual:

Acuidade da visão é "... a distãncia de um ponto ao outro em uma linha reta por meio do qual um objeto é visto. Pode ser obtida através da utilização de escalas a partir de um padrão de normalidade da visão" (Sá, pg. 17, 2007).

É o grau de aptidão do olho que tem a capacidade des descrever formas e cores do ambiente e dos objetos.
Esses comprometimentos visuais podem ser descritos desde uma simples percepção de luz até a redução da acuidade e do campo visual.

A escala optométrica (figura abaixo) serve para medir a acuidade visual, sendo um teste simples que deve ser aplicado por pessoas da área da saúde ou para um diagnóstico siomple professores que realmente tenham conhecimento de que forma podem utilizar com as crianças, pois existe uma técnica para essa aplicabilidade..



A medida é um simples teste que serve na promoção e avaliação da saúde visual.
No geral, se aplica para crianças acima de 4 anos de idade, mas também pode ser aplicado as pessoas que não são alfabetizadas. Utilizando-se a letra "E" solicitando que a mesma mostre seja por meio das mãos ou da fala para que direção o símbolo está exposto.

Existe também a Tabela de Snellen que consiste em ler as letras e que em cada linha apresentada as letras vão diminuindo. Cada linha representa a uma graduação da acuidade visual.


Tabela de Snellen

Cada fileira é designada por um número, correspondente a distância na qual um olho normal é capaz de ler todas as letras da fileira. Por exemplo, as letras na fileira "40" são suficientemente grandes para que um olho normal veja na distância de 40 pés.
Por convenção, a visão pode ser medida ou na distância de 20 pés (6 metros), ou ainda mais perto, a 14 polegadas de distância. 
Para fins de diagnóstico, a distância da acuidade é o padrão para comparação, sendo sempre testado cada olho separadamente. A acuidade é marcada com dois números (por exemplo, "20/40"). 
O primeiro número representa a distância de teste em pés entre o quadro e o paciente, e o segundo representa a fileira menor das letras que o olho do paciente pode ler. 20/20 é uma visão normal; 20/60 indica que o olho do paciente pode apenas ler letras suficientemente grandes numa distância de 20 pés, o que um olho normal pode ler numa distância de 60 pés.
Para que este diagnóstico possa ser de fato feito com responsabilidade, volto a repetir que o profissional tem que está habiitado para desenvolvê-lo pois precisa de uma prática para que se possa ter um resultado verdadeiro.

  O campo visual é "...a amplitude e a abragência do ângulo da visão em que os obejtos são focalizados"
Veja nesta figura como se caracteriza o nosso campo visual.

É importante antes de abordar sobre a baixa visão, conhecer um pouco sobre esses dois conceitos que são importantíssimos para a identificação de uma pessoa com baixa visão.


Existem vários tipode de baixa visão como: degeneração macular, glaucoma, retinopatia diabética, catarata e o quanto é importante conhecê-los para que em sala de aula ou no cotidiano, saibamos de que forma podemos auxiliar a pessoa com baixa visão seja nos estudos, no trabalho e ou em outras atividades.




Referência: Leal, Daena Nasciemento Barros. Conceito de Visão Subnormal. Sociedade Brasileira de Subnormal. http://www.cbo.com.br/subnorma/conceito.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário