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segunda-feira, 14 de maio de 2012

 Visão - Na infância & escola

A alta miopia, sub-luxação do cristalino ou luxação do mesmo ocasionam a baixa visão. A criança com baixa visão não é cega, mas enxerga pouco, mesmo com o uso de óculos. Isto ocorre, devido a sub-luxação ou luxação do Cristalino. Você deve estimular seu filho(a) a usar a visão que lhe resta ao máximo.

Abaixo vai algumas dicas da Ortóptica Dra. Vera Kortaz Pires de Camargo que você deve ter durante o aprendizado(escola ou casa):


  1. Converse com a professora para que inclua seu filho(a) em todas as atividades da classe.


  2. Deixe a criança perto de janelas e do quadro-negro e na primeira fileira da sala. Também deve ser evitada posição em que haja muita reflexão de luz sobre a lousa. A coordenação da escola deve permitir que a criança levante-se para chegar perto da lousa ou mudar de lugar para copiar o que está escrito.
  3. Converse com a coordenação da escola para que permita que a criança grave a aula. A criança com baixa visão é mais vagarosa ao anotar itens da lousa.
  4. A escola deve permitir que a criança copie ou faça xerox do caderno anotações do colega. Cuidado para a criança ficar mal acostumada e não prestar atenção na aula. Converse com ela e explique o motivo de tal atitude.
  5. Utilize um apoio para ler e escrever.
  6. Permita que a criança use um caderno com pauta mais larga. Este caderno está a venda no Laramara - SP eles podem enviar pelo correio para todo Brasil. Caso você não tenha condições de adquirir faça o que segue:
  7. Para realizar jogos, por exemplo, existem dados com números, letras e baralhos em tamanho maior. Acesse o instituto Laramara - SP.
  8. Deixe a criança posicionar a cabeça, o olhar ou mesmo aproximar-se para examinar atentamente o objeto que não pode ver.
  9. Desenhos complexos com muitos detalhes são difíceis de serem totalmente vistos. Ajude a criança, caso ela tenha lição e converse com a professora, caso ela possa ter outros com menos detalhes.
  10. Use o de lápis 6-B, que é bem escuro, nas atividades de escrita, e caneta hidrográfica para contornar os desenhos; estes devem ser bem simples, evitando-se muitos detalhes.
  11. Livros com letras ampliadas;
  12. Os óculos devem estar sempre ajustados, limpos (lavar qdo necessário com sabonete liquido), nunca devem ser apoiados com as lentes para baixo, devem ser guardados dentro da caixa.
  13. No computador deixe a criança, caso não tenha auxílio óptico, ampliar as letras.
  14. Ir ao oftalmologista freqüentemente, pois após 7 anos de idade , o cérebro não aceitará quaisquer modificações nessa visão fraca , e nada( tratamento ou cirurgia) irá trazê-la de volta. Você deve levar seu filho a partir de 1 ano ao oftalmologista.
  15. Durante a leitura, o uso de uma régua(não transparente) para marcar a linha ou uma cartolina preta com uma abertura no centro, quer serve para destacar cada linha;

  16. Bonés podem ajudar a diminuir a reflexão excessiva da luz em ambiente externo.

  17. Lentes de ampliação:
    O professor e os pais devem conhecer previamente o auxílio óptico do aluno e se conscientizar de sua utilidade, encorajando-o a usá-lo. Veja como a lenta pode ser utilizada

    Para perto:
    Utilizamos lentes que aumentam o tamanho da imagem, diminuímos o campo de visão,ou seja, a área focada é menor do que o normal.

    Pode-se também fazer uso de lupas manuais (que podem ser levadas na mala da escol
  18.   ou de apoio, com aumentos variáveis que propiciem maior conforto e eficiência na leitura. Devem ser mantidas próximas ao material de leitura.

    Lupa apoio MarfanNos casos de leitura prolongada, as lupas de apoio são de grande valia. Elas apresentam a vantagem de sua base já as colocarem na distância correta de utilização em relação ao material de leitura ou estudo, variando, assim, apenas a posição do olho do observador.




    Para longe:
    Utiliza-se as telelupas. Elas podem ser monoculares (em um olho) ou binoculares (nos dois olhos).

    As monoculares podem ser presas ao pescoço por uma alça, evitando-se a perda da mesma.

    A criança pode utilizar para observar o quadro negro, assistir à TV, reconhecer ônibus ou pessoas.

    Quanto mais poderosa, menor é o campo de visão (área de visão) e exigem alguma destreza manual e treinamento para sua utilização.


    Luminárias de apoio:
    A luminária deve ter braços flexíveis e ajustáveis, a criança escolherá a posição mais confortável. Algumas crianças com baixa visão preferem não utilizar a incidência direta da luz, desta forma, deixe-a experimentar diversas posições e tipos de luminária até encontrar a mais adequada. Se for possível leve o caderno e teste na loja de compra de luminária a mais ideal.
  19.  Livros que explicam a baixa visão:

    Existem vários livros com dicas valiosas sobre baixa visão. Clique aqui e conheça alguns títulos ou procure títulos sobre baixa visão na Internet ou em Livrarias.


    Entendendo a baixa visão
    Baixa visão: conhecendo mais para ajudar melhor
  20.  






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