A alta miopia, sub-luxação do cristalino ou luxação do mesmo ocasionam a baixa visão. A criança com baixa visão não é cega, mas enxerga pouco, mesmo com o uso de óculos. Isto ocorre, devido a sub-luxação ou luxação do Cristalino. Você deve estimular seu filho(a) a usar a visão que lhe resta ao máximo.
Abaixo vai algumas dicas da Ortóptica Dra. Vera Kortaz Pires de Camargo que você deve ter durante o aprendizado(escola ou casa):
- Converse com a professora para que inclua seu filho(a) em todas as atividades da classe.
- Deixe a criança perto de janelas e do quadro-negro e na primeira fileira da sala. Também deve ser evitada posição em que haja muita reflexão de luz sobre a lousa. A coordenação da escola deve permitir que a criança levante-se para chegar perto da lousa ou mudar de lugar para copiar o que está escrito.
- Converse com a coordenação da escola para que permita que a criança grave a aula. A criança com baixa visão é mais vagarosa ao anotar itens da lousa.
- A escola deve permitir que a criança copie ou faça xerox do caderno anotações do colega. Cuidado para a criança ficar mal acostumada e não prestar atenção na aula. Converse com ela e explique o motivo de tal atitude.
- Utilize um apoio para ler e escrever.
- Permita que a criança use um caderno com pauta mais larga. Este caderno está a venda no Laramara - SP eles podem enviar pelo correio para todo Brasil. Caso você não tenha condições de adquirir faça o que segue:
- Para realizar jogos, por exemplo, existem dados com números, letras e baralhos em tamanho maior. Acesse o instituto Laramara - SP.
- Deixe a criança posicionar a cabeça, o olhar ou mesmo aproximar-se para examinar atentamente o objeto que não pode ver.
- Desenhos complexos com muitos detalhes são difíceis de serem totalmente vistos. Ajude a criança, caso ela tenha lição e converse com a professora, caso ela possa ter outros com menos detalhes.
- Use o de lápis 6-B, que é bem escuro, nas atividades de escrita, e caneta hidrográfica para contornar os desenhos; estes devem ser bem simples, evitando-se muitos detalhes.
- Livros com letras ampliadas;
- Os óculos devem estar sempre ajustados, limpos (lavar qdo necessário com sabonete liquido), nunca devem ser apoiados com as lentes para baixo, devem ser guardados dentro da caixa.
- No computador deixe a criança, caso não tenha auxílio óptico, ampliar as letras.
- Ir ao oftalmologista freqüentemente, pois após 7 anos de idade , o cérebro não aceitará quaisquer modificações nessa visão fraca , e nada( tratamento ou cirurgia) irá trazê-la de volta. Você deve levar seu filho a partir de 1 ano ao oftalmologista.
- Durante a leitura, o uso de uma régua(não transparente) para
marcar a linha ou uma cartolina preta com uma abertura no centro, quer
serve para destacar cada linha;
- Bonés podem ajudar a diminuir a reflexão excessiva da luz em ambiente externo.
- Lentes de ampliação:
O professor e os pais devem conhecer previamente o auxílio óptico do aluno e se conscientizar de sua utilidade, encorajando-o a usá-lo. Veja como a lenta pode ser utilizada
Para perto:
Utilizamos lentes que aumentam o tamanho da imagem, diminuímos o campo de visão,ou seja, a área focada é menor do que o normal.
Pode-se também fazer uso de lupas manuais (que podem ser levadas na mala da escol - ou de apoio, com aumentos variáveis que propiciem maior conforto
e eficiência na leitura. Devem ser mantidas próximas ao material de
leitura.
Nos casos de leitura prolongada, as lupas de apoio são de grande valia. Elas apresentam a vantagem de sua base já as colocarem na distância correta de utilização em relação ao material de leitura ou estudo, variando, assim, apenas a posição do olho do observador.
Para longe:
Utiliza-se as telelupas. Elas podem ser monoculares (em um olho) ou binoculares (nos dois olhos).
As monoculares podem ser presas ao pescoço por uma alça, evitando-se a perda da mesma.
A criança pode utilizar para observar o quadro negro, assistir à TV, reconhecer ônibus ou pessoas.
Quanto mais poderosa, menor é o campo de visão (área de visão) e exigem alguma destreza manual e treinamento para sua utilização.
Luminárias de apoio:
A luminária deve ter braços flexíveis e ajustáveis, a criança escolherá a posição mais confortável. Algumas crianças com baixa visão preferem não utilizar a incidência direta da luz, desta forma, deixe-a experimentar diversas posições e tipos de luminária até encontrar a mais adequada. Se for possível leve o caderno e teste na loja de compra de luminária a mais ideal. - Livros que explicam a baixa visão:
Existem vários livros com dicas valiosas sobre baixa visão. Clique aqui e conheça alguns títulos ou procure títulos sobre baixa visão na Internet ou em Livrarias.
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